1º SEGMENTO
Mensagem:
Só quem lê pode ensinar o gosto pela leitura
MEC desenvolve ações para formar alunos e professores leitores.
Os acervos de livros distribuídos às escolas pelo Ministério da Educação (MEC) cumprem um papel importante, uma vez que o livro não está presente no cotidiano de grande parte dos alunos das escolas públicas. Além das obras e das bibliotecas, a promoção da leitura e da escrita necessita de professores-leitores que auxiliem os alunos na escolha dos textos e no domínio das diversas mídias, como o computador, a internet, o DVD, a televisão e o rádio.
A biblioteca escolar, no entendimento do MEC, deve ser um espaço aberto a toda a vizinhança da escola.
Não só a leitura informativa - dimensão que se refere também ao uso da linguagem escrita no aprendizado de conteúdos de uma determinada disciplina - deve ser estimulada. A escola deve dar atenção à leitura fruitiva, aquela que é realizada sem objetivo necessariamente pedagógico, mas por puro prazer. Ambas são fundamentais para a estruturação do pensamento autônomo de alunos e professores.
Adriana Maricato
Tema do Centro de Estudos:
Alfabetização e letramento - algumas definições.
Mensagem:
Só quem lê pode ensinar o gosto pela leitura
MEC desenvolve ações para formar alunos e professores leitores.
Os acervos de livros distribuídos às escolas pelo Ministério da Educação (MEC) cumprem um papel importante, uma vez que o livro não está presente no cotidiano de grande parte dos alunos das escolas públicas. Além das obras e das bibliotecas, a promoção da leitura e da escrita necessita de professores-leitores que auxiliem os alunos na escolha dos textos e no domínio das diversas mídias, como o computador, a internet, o DVD, a televisão e o rádio.
A biblioteca escolar, no entendimento do MEC, deve ser um espaço aberto a toda a vizinhança da escola.
Não só a leitura informativa - dimensão que se refere também ao uso da linguagem escrita no aprendizado de conteúdos de uma determinada disciplina - deve ser estimulada. A escola deve dar atenção à leitura fruitiva, aquela que é realizada sem objetivo necessariamente pedagógico, mas por puro prazer. Ambas são fundamentais para a estruturação do pensamento autônomo de alunos e professores.
Adriana Maricato
Tema do Centro de Estudos:
Alfabetização e letramento - algumas definições.
Orientadora Ana Carla |
Diretora Zimar passando os informes |
Nenhum comentário:
Postar um comentário